terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

"Desenha-me uma ovelha..."


O Principezinho já ultrapassou os 60 anos, mas continua, espero, pequenino e a viver no seu asteróide B612. A ovelha e a rosa, provavelmente, continuam perto dele. Cativou-as!
Tal como nos cativou a nós, aqueles que tivemos o privilégio e o prazer de o conhecer. A nós que, apesar de já sermos "pessoas crescidas", tentamos manter alguma da luz e do brilho da criança que fomos e que queremos continuar a ser.

Saint-Exupéry conseguiu este feito, único, de escrever um pequeno livro, sobre um pequeno príncipe, que se tornou no livro francês mais vendido em todo o mundo.
Talvez até haja a possibilidade de, todos aqueles que já o leram, ainda se recordem dele e o consigam pôr em prática, aqui ou ali. Creio que o nosso "pequeno" planeta ganharia imenso com isso!

«(...)- Adeus - disse a raposa. - Vou-te contar o tal segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos...
- O essencial é invisível para os olhos - repetiu o principezinho, para nunca mais se esquecer.
- Foi o tempo que tu perdeste com a tua rosa que tornou a tua rosa tão importante.
- Foi o tempo que eu perdi com a minha rosa... - repetiu o principezinho, para nunca mais se esquecer.
- Os homens já se esqueceram desta verdade - disse a raposa. - Mas tu não te deves esquecer dela. Ficas responsável para todo o sempre por aquilo que está preso a ti. Tu és responsável pela tua rosa...
- Sou responsável pela minha rosa... - repetiu o principezinho, para nunca mais se esquecer."(...)»

Sem comentários: