segunda-feira, 6 de agosto de 2007

A "doce" repulsa


A propósito da morte de Antonioni, lembrei-me do seu filme Zabrisky Point, que ainda há pouco tempo passou na televisão. Estranhissimo filme de um cineasta que, por vezes, muitas vezes, era extremamente perturbador. E lembrei-me que nos anos 70, com origem sobretudo na Europa, se fizeram algumas experiências cinematográficas limite. Recordemos Pasolini, que se "atreveu" a chocar tudo e todos com o seu cinema directo, escatológico até. E lembrei-me igualmente de um filme que vi, já lá vão alguns anos e que, até hoje, considero o mais estranhamente bizarro que tive oportunidade de visualizar. Ainda tenho na minha memória, muito presentes, imagens que me marcaram e que, dificilmente, me deixarão. Foi perturbante e não consigo dizer se gostei ou não. Senti-me chocado, enojado até, mas não deixei de ver e no fim não consegui "classificá-lo", o que é facto é que não o esqueci. O filme era do cineasta jugoslavo Dusan Makavejev e chamava-se Um Filme Doce.

Sem comentários: