sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Crazy Diamond...


PINK Anderson e FLOYD Council tocavam blues e a junção dos seus primeiros nomes motivou, nos anos sessenta, uns jovens ingleses a formarem uma banda que viria a tornar-se objecto de culto durante muitos anos. Syd Barret foi o mentor desse grupo, que viria a tornar-se mundialmente conhecido, sobretudo, quando integrava Roger Waters, David Gilmour, Nick Mason e Richard Wright. O psicadelismo foi o seu primeiro mote e tanto assim foi que Barret, através dos ácidos ou simplesmente devido a uma mente atribulada, cedo se afastou, mantendo-se, no entanto, a sua presença mítica junto dos outros elementos da banda. Wish you were here é-lhe dedicado, como um tributo, mas também como um desejo revelado. Os Pink Floyd estavam já nessa altura nos píncaros de uma fama que nunca viriam a perder, depois de discos extraordinários como Atom Heart Mother ou The Dark Side of the Moon, por exemplo.
Viriam a ficar ainda mais nas bocas do mundo com Animals e sobretudo com The Wall. Tempos menos brilhantes viriam depois, como sucedeu com quase todos os grupos que se dedicavam à grande panóplia musical que se costuma designar por rock progressivo.
No próximo dia 5 passam 40 anos sobre a edição de The Piper at the Gates of Dawn, seu primeiro álbum e é verdade que ainda hoje os Floyd são adorados por magotes de inúmeros e sinceros admiradores. Sobretudo aqueles que gostam de se manter algures, entre o lado escuro da lua e as portas da madrugada!

Sem comentários: