quinta-feira, 20 de julho de 2006

Tintin "ao vivo"


Já há alguns anos que se fala da adaptação das Aventuras de Tintin ao cinema. Steven Spielberg, himself, adquiriu, entretanto, os direitos para levar a cabo essa tarefa. Mas, não se sabendo bem porquê, tal nunca veio a acontecer.
Apesar disso, a chamada 7ª Arte, afinal, já levou aos grandes écrans o personagem mais popular da 9ª Arte.
Em 1961 e em 1964, os realizadores Jean-Jacques Vierne e Philippe Condroyer, puseram em imagens reais duas aventuras baseadas nas histórias do Tintin, cujos argumentos não foram, no entanto, escritos por Hergé. Tintin e o Mistério do Tosão de Ouro, passado na Turquia e na Grécia e Tintin e as Laranjas Azuis, passado em Espanha, foram os seus títulos. Jean Pierre Talbot encarnou, pela primeira vez e única até agora, Tintin e o Capitão Haddock foi interpretado, no primeiro caso por Georges Wilson e no segundo por Jean Bouise. Um dado curioso remete-nos para um dos co-autores do argumento do segundo filme, nem mais, nem menos que René Goscinny.
O sucesso não foi, contudo, muito grande, talvez porque, como uma pequenina referiu numa carta dirigida a Hergé, "a voz do Capitão não é igual à dos livros..."

Sem comentários: