quinta-feira, 8 de junho de 2006

Nobelíssimos


Apenas dois cidadãos portugueses foram, até hoje, galardoados com o prémio Nobel, um de Medicina e outro de Literatura. Creio que esse facto nos devia encher de orgulho, mais não fosse por sabermos que, entre nós, há capacidades tais que merecem semelhante louvor, apesar de, como qualquer prémio, este também seja de atribuição individual.
Resta agora saber se os dois distintos cavalheiros foram (ou são) merecedores dos nossos agradecimentos.
Vem isto a propósito do Plano Nacional de Leitura proposto pelo actual governo para, estimular a leitura e diminuir a iliteracia, logo a partir da primeira infância. Não conheço os contornos do plano, nem sei como e quando vai ser aplicado, mas parece-me que qualquer esforço que se faça no sentido de estimular uma coisa tão boa e positiva, como a vontade de ler, é sempre merecedor de aplauso!
Já o "nosso" Nobel Literário exprimiu a seguinte opinião: "(...) o estímulo à leitura é uma coisa estranha." "(...) ler sempre foi e será coisa de minorias"!!!
Será que este escritor, tão, justificadamente, premiado foi alvo da intervenção cirúrgica "inventada" pelo "nosso" Nobel Médico?

Sem comentários: