terça-feira, 2 de maio de 2006

Génios?...


Passam hoje 487 anos sobre a morte daquele que é considerado como um dos maiores génios que a humanidade já conheceu, Leonardo da Vinci.
A propósito desta data, lembrei-me do famoso "best-seller" de Dan Brown, o tão afamado Código Da Vinci, que está prestes a estrear "numa sala perto de si". Gostei muito desta história, como gostei dos Anjos e Demónios e da Conspiração e como estou a gostar da Fortaleza Digital, que estou a ler agora.
O que Dan Brown escreve é ficção e bem podia ser verdade, porque é verosímil, porque é inquietante, porque mexe nas consciências há muito, comodamente, instaladas. A mim tanto se me dá, por exemplo, que Jesus tenha casado com Maria Madalena e tenha deixado descendência, até acho a ideia mais cativante do que a que vigora oficialmente. O que me importa é que o autor me oferece algumas horas bem passadas na companhia dos seus escritos e isso já é um ganho importante.
Como, aliás, são todas as horas que podemos passar com a boa companhia dos livros!

Sem comentários: