quarta-feira, 5 de abril de 2006


A propósito do jogo de futebol que hoje o meu Benfica disputa com o Barcelona, lembrei-me da minha primeira, e na verdade única, visita à cidade condal. Já passaram alguns anitos, foi ainda antes dos Jogos Olímpicos que aí se realizaram. Muitas obras decorriam naquela altura, lembro-me de visitar o estádio olímpico que estava a ser remodelado.
Mas desta cidade recordo sobretudo o ambiente, um ambiente extraordinário de vida, cor, luz e animação.
A imponente Praça da Catalunha, as magníficas Ramblas, o Bairro Gótico fascinante, a arquitectura de Gaudi, com o seu fantástico Parque Guel e a Catedral da Sagrada Família, que é, talvez, a obra mais surpreendente que alguma vez visitei (e onde descobri que tinha vertigens), a fonte luminosa da Praça de Espanha, com os seus bailados aquáticos, e toda a vitalidade catalã, tão presente, tão forte e inesquecível.
Fiquei a gostar muito de Barcelona, mas hoje espero que viva uma noite menos boa, que o blau grana fique mais baço e que o rojo se torne mais vivo!
Moltes Gràcies Barcelona!

Sem comentários: