sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Tintin no Congo II


A polémica à volta do livro Tintin no Congo continua a alimentar (algum)as noticias. Como já referi em post do dia 13 de Julho, uma comissão inglesa qualquer, recomendou que o livro fosse considerado como leitura para adultos. Também em França e na África do Sul aconteceu algo semelhante e em plena Bélgica o senhor que aparece nesta foto e que se chama Bienvenu Mbutu Mondando, quer fazer manifestações e até apresentar queixas em tribunal para que o livro seja retirado da circulação.
Tudo isto é de uma idiotice pegada!!! O livro, já o disse não tem um primor e uma história relevantes, é, aliás, dos mais fracos da obra, magnífica, de Hergé; mas daí a pugnar pela sua censura vai uma distância enormérrima!!! Temos que saber em que condições e em que tempo e contexto(s) é que o mesmo foi escrito e se outro valor não tivesse, pelo menos tem o de ser o espelho de uma época, de um país, da visão que um continente tem de um outro. Até, por esse aspecto, ele pode ser considerado didáctico!
Quer-me parecer que que senhores como este, que no fundo são tudo menos Benvindos, se movem por razões bem menos importantes e elevadas do que a igualdade de tratamento entre diferentes raças.
Aliás, nesta foto o senhor fica muito bem com o livro nas suas mãos! Excelente publicidade! Agora a sua sede de protagonismo e a forma como a procura nunca lhe trarão o reconhecimento que este livro já teve e continuará a ter, graças, também, a este tipo de parvoíces!!!

Sem comentários: