quarta-feira, 5 de março de 2008

A Magia do Cinema (1)


É, talvez, a arte do século XX, é, sem dúvida, uma forma de entretenimento maior. O cinema deu-nos a possibilidade de assistir, em tela grande, a momentos únicos de arrebatamento, de ternura, de horror, de medo, de alegria, de contentamento. O cinema mexeu connosco, com os nossos sentimentos, com a nossa maneira de olhar o mundo. Deu-nos a conhecer novas realidades, fez-nos sonhar. Conseguiu produzir obras-primas, que nos maravilharam os sentidos e nos fizeram tremer de emoção. Fez-nos soltar sinceras e gostosas gargalhadas, pôs-nos a cantar e até a dançar. O cinema acompanhou-nos em horas felizes e de angústia, deu-nos forças e amparou-nos, inspirou-nos e deu-nos razões para ser e para crer.
O cinema é magia pura e tudo isto em breves momentos, em poucas horas, na solidão da sala escura, nós e o filme, nós e a vida, nós e nós, acompanhados por todo o mundo, ao lado dos heróis, dos vilões, das suas vitórias e derrotas, com os seus sorrisos e lágrimas.
O cinema continua a ser um acto solitário, o cinema é o movimento, mas é também música, imagem, diálogo, o momento em que nos deixamos levar e o outro em que voltamos.
Os filmes duma vida são todos aqueles que nos acrescentaram, que nos levaram para além do sonho, para uma realidade que nos conforta e abraça. Os filmes da minha vida são tantos e aqui ficarão apenas alguns deles, por muitas razões, por razões que nem eu próprio consigo nomear, mas gostos destes, muito!

Nome: Hair
Realizador: Milos Forman
Ano: 1979

Sem comentários: