terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

O som das bicicletas


Nunca fui um grande apreciador dos Queen. É verdade que achei graça a algumas das suas criações, sobretudo dos primeiros tempos, mas também sempre achei que eram muito seguidistas. Ou seja, alinhavam em tudo o que estava na moda! Fizeram canções dentro de todos os estilos que iam aparecendo, nunca se definindo concretamente, ou melhor, definindo-se como uma espécie de cata ventos do que estava na mó de cima. É, na verdade, uma opção tão legitima como qualquer outra, se bem que, na minha opinião, não engrandeça quem a toma.
Vem isto a propósito de uma música desta banda a que me afeiçoei no exacto momento em que a ouvi. Lembro-me que foi num dia chuvoso dos primeiros de Dezembro em 1978, enquanto esperava pelo início do casamento de uma prima minha. Na rádio do carro soou então uma música nova. O som era agradável, uma novidade em termos de arranjos, embora tivesse a marca usual da banda. Ao contrário do que costumava acontecer, gostei logo dela. Mais tarde vi o disco em que vinha incluída e o poster que nele era oferecido. Era, sem dúvida, uma novidade naquele Portugal ainda a viver uma democracia imberbe!
Ah, é verdade, a canção chamava-se Bicylce Race!

Sem comentários: