terça-feira, 19 de agosto de 2008

Moulinsart volta atacar!


«(…)Sans accord de votre part dans les huit jours de la présente, nous nous verrons contraints d'exiger la fermeture de votre site.(…)
(excerto da carta enviada pela Moulinsart ao site Objectiftintin)

Como, decerto, já notaram, eu sou um admirador confesso, entusiasta e abnegado da obra de Hergé, nomeadamente das Aventuras de Tintin. Percorro, quase numa base diária, vários sites dedicados a esta temática. Vejo e revejo centenas, milhares, de artigos de opinião, de estudos, de pastiches, de simples menções, a esta obra. De entre todos os sítios que visito; sendo que vários de entre eles são de excelente qualidade, quer gráfica, quer de texto; há um que mantenho como sendo de referência, aliás podem visitá-lo a partir dos contactos que mantenho aqui do lado direito deste blog (Vícios), chama-se Objectif Tintin e compendia tudo o que vem sendo publicado sobre o tema Tintin, sendo, por isso mesmo, um magnifico ponto de partida para todos aqueles que se interessam pelo nosso herói. Ao visitá-lo hoje, como faço todos os dias, deparo-me com uma carta que lhe foi enviada pela Moulinsart, companhia que pertence aos Studios Hergé e que, como deverão saber, é a detentora de todos os direitos sobre Tintin e demais obras de Hergé e que é comandada, com mão de ferro, pelo actual marido da viúva de Hergé, Nick Rodwell, que, segundo o que parece é um fuinha no que concerne à difusão de imagens e conteúdos não autorizados por ele. Neste caso, e este site já tem vários anos, parece que agora a Moulinsart decidiu virar os canhões contra estes nossos amigos, ameaçando mesmo mandar fechá-los se estes não obedecessem a umas quantas exigências, ao que me parece, algo exageradas. Quero dizer, acho muito bem que a obra de Hergé seja bem defendida, que haja alguém que tenha o poder para evitar desmandos e ultrajes, mas é, no mínimo desejável, que isso não se transforme numa despótica censura do tipo fascizante, que é o que me parece acontecer neste caso. Até porque, como me parece legitimo, para além daqueles que defendem legalmente a obra, temos que contar com todos os outros (que serão milhões) e que mesmo não tendo palavra efectiva no domínio legal, têm-na por tudo quanto fizeram por Tintin e Hergé, ou seja, aqueles que amam estas páginas de maravilhamento e lhe deram oportunidade, durante mais de 75 anos, de ser aquilo que são hoje! Todos aqueles que fizeram de Tintin aquilo que ele realmente é, um (o) verdadeiro ícone do século XX !
Esperemos pois pelos desenvolvimentos da notícia e sobretudo, esperemos que os Studios Hergé e a Moulinsart não destruam aquilo que Hergé soube, tão bem, construir!

1 comentário:

Unknown disse...

A Acção da Moulinsart é simplesmente asfixiante. É certo que se devem proteger as obras e os autores, mas deve-se poder discernir o que é que contribuir para a divulgação e amor por um tema (neste caso Tintin), e o que é acessório e desprestigiante para tal.
O Nick "Rotvailer" não cabe dentro da sua ambição desmesurada por dinheiro, de forma que causa toda esta entropia, custe o que custar. Ele deve-se esquecer, que são pessoas que fazem sites como o OT que ajudam (e ajudaram) a criar todo este Mito que nós adoramos e que se chama Tintin, ao longo destes mais de 70 anos.
Espero que haja bom senso no meio disto tudo!